segunda-feira, junho 09, 2014

Morre a mãe da Narcisa Tamborindeguy


Politizada e brizolista como poucas do society carioca, morreu dona Alice Tamborindeguy, mãe da Narcisa e da deputada Alice. Aliçona, como era conhecida, comandava com firmeza a família que reina no Edifício Chopin, ao lado do Copacabana Palace. Ela tinha, como cada uma das filhas tem, um apartamento do prédio construído pelo marido, o saudoso deputado e empreiteiro Mario Tamborindeguy. Estava internada no Samaritano, no Rio, e morreu de falência múltipla dos órgãos.
.
Quando eu escrevia coluna social na “Tribuna da Imprensa”, nos falávamos, por telefone, pelo menos, umas duas vezes por semana, quando ela se lembrava de todas as minhas notas e comentava uma a uma, dando-me ótimas ideias para novas notícias. Nunca pediu nada para si, nem para as filhas – não precisava.
.
Apaixonada, tomava partido dos amigos e não perdoava aqueles que aprontavam com as filhas. Quando Narcisa foi demitida do jornal “O Dia”, derrubada por seu então “melhor amigo” e assistente, dona Alice me telefonou e desancou o sujeito, então meu “amigo” também, contando-me poucas e boas e exigindo que eu também desfizesse minha “amizade” com ele. Ela era assim. Pelo que consta, morreu brigada com a viúva do Ary de Carvalho, então comandante do jornal “O Dia”, por causa disso. E sempre foram grandes amigas.
.
Bom era quando eu me encontrava com ela nos chás na casa da Lucianita (Fiala de Siqueira) Carvalho. Elas eram parecidíssimas e me divertiam. Inteligentes, liam todos os jornais e revistas. Foi dona Alice quem me apresentou às suas filhas, convidando-me para uma festa retumbante de aniversário da Narcisa, na mesa pontificando o buffet do Demar – só o Demar faz as festas das Tamborindeguy.
.
Dona Alice era, de fato, uma grande dama. Sempre com seus terninhos azul marinho e a bolsa Chanel que, embora tivesse alças grandes, ela trazia embaixo do braço, qual carteira. Só usava o perfume Beautiful, de Estée Lauder.
.
Amiga do meu antigo patrão, Helio Fernandes, cobria-me de elogios, quando o encontrava nas muitas festas que frequentavam. Cético de carteirinha, o Sr. Hélio, quando me dava broncas acerca de uma ou outra notícia, sempre acentuava: “não sei como a Alice gosta tanto de você”. E gostava mesmo.
.

Ela será sepultada no São João Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveita e me mande aquela notícia quente! blogmarciog@gmail.com