quarta-feira, agosto 03, 2011

Morreu Tonhão, um querido

Não fui amigo dele, mas sempre que a gente se encontrava sorria com cumplicidade um para o outro. Agora, soube de sua morte prematura - gente boa sempre morre antes da hora. Reproduzo abaixo um belo texto da Sylvinha de Castro, que foi interina da Nina Chavs, em "O Globo", e escreveu sobre moda em diversas revistas (aparecendo com ele na foto). Tonhão era um talentoso ilustrador.

"Foi mais uma brincadeira, das muitas que ele fazia com a gente, ir embora assim, sem se despedir. Foram mais de 40 anos de uma amizade grande como ele, que agora virou saudade infinita. Ficaram as lembranças de tantos bons momentos compartilhados, desde os tempos de O Globo, Editora Globo, Desfile, Jornal do Brasil. Ele com suas bem traçadas linhas ilustrando nosso dia a dia com suas histórias engraçadas e embelezando nossas matérias com seus desenhos lindos. Um dia, ele se cansou da moda e se voltou para as artes plásticas, com o mesmo talento. Vira e mexe, lá íamos nós para uma nova exposição do Antônio.
"A cada aniversário e no Natal, nos reuníamos para brindar. Normalmente, ele era o único homem entre as mulheres e costumava dizer: "sou o ginecologista delas". De vez em quando, ligava mudando a voz e se fazendo passar por outra pessoa. Eu nunca aprendia, sempre caía. Sair com ele era parar a cada passo. Conhecia todo mundo, falava com todos. Costumava falar para ele que deveria se candidatar a algum cargo público, que ganharia na certa, tantos eram seus admiradores.
 
"Não havia melhor companhia do que Antônio. Sempre saíamos juntos. Cavalheiro à moda antiga, fazia questão de me buscar, de me trazer de volta. Queria porque queria pagar sempre a conta. Às vezes, fingia que ia ao banheiro e quando pedíamos a conta já estava paga.
 
"Se eu tinha alguma dúvida do grande homem que ele era, a sua morte me deu a certeza. Nunca recebi tantos telefonemas, tantas mensagens de carinho no meu email e no facebook, todas lamentando a sua perda e enaltecendo suas qualidades de grande amigo e excelente pessoa.

"Nesta tristeza toda, eu fiquei muito feliz e orgulhosa das pessoas reconhecerem em mim uma amiga sua.
Nestas fotos, que eu cliquei de Antônio ou com Antônio, uma pequena homenagem, com carinho. Acima, nosso último encontro, no Astor, comemorando o níver de Selma e Marilena. Abaixo, na sua última exposição, na frente de sua obra."

Texto e foto: reproduções do blog http://sylviadecastro.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveita e me mande aquela notícia quente! blogmarciog@gmail.com