quinta-feira, abril 24, 2008

Besouros ameaçam no Canadá

Fonte: Reuters

WASHINGTON - Besouros que destroem florestas nas Montanhas Rochosas do Canadá já fizeram um estrago tão grande que começam a interferir no clima, explicaram cientistas canadenses em artigo da revista "Nature". Pelos cálculos de pesquisadores, o efeito poluidor tem sido o mesmo que o de queimadas.
- No pior ano, o impacto resultante da infestação de besouros foi equivalente a 75% da média das emissões de queimadas de todo o Canadá de 1959 a 1999 - explicou Werner Kurz do Serviço Florestal canadense.
O besouro Dendroctonus ponderosae (foto) come os troncos de árvores que, ao cairem e apodrecerem, liberam gases estufa. Atacadas, as árvores também perdem o poder de absorver dióxido de carbono e melhorar a qualidade do ar. Uma vez infestada por besouros, não há mais como salvá-las, afirmam biólogos. A destruição até agora foi de 130 mil quilômetros quadrados no Canadá. Mas a ameaça já chegou aos EUA.
- Infestação de insetos como essa representam um importante mecanismo pelo qual as alterações climáticas podem destruir a habilidade das florestas de se recuperar e armazenar carbono - diz Kurz.
Foi o aquecimento global que permitiu a espécie chegar à região. Anteriormente, o besouro vivia em regiões mais ao sul.

2 comentários:

  1. Márcio, dê uma olhada em uma notícia na coluna Conexão SP do site EGO que tem por título "Comemoração Merecida". Será que eu estou muito errado ou "toda eleição É para eleger algo/alguém?". Por favor, me corrija se eu estiver errado Márcio. É sempre um prazer ler seu blog. Abços.


    P.S.: Para comprovar que leio sempre o seu blog, esse comentário é feito somente pelo fato de ter me lembrado das suas postagens a respeito de como os redatores do site acima citado escrevem.

    ResponderExcluir
  2. Márcio, amo as baratas.
    Seu blog é massa.

    ResponderExcluir

Aproveita e me mande aquela notícia quente! blogmarciog@gmail.com