sexta-feira, março 14, 2008

Recebi um e-mail contando os preparativos do "casamento do ano"

Minhas impressões seguem pintadas de laranja, porque nem Charles e Diana passaram pela vida impunemente. E você não acha que eu perderia uma oportunidade dessas, né? Vamos ao texto:

“Há (heim? O agá está sobrando) menos de duas semanas do casamento, o casal Marina Morena Gil, filha do Ministro da Cultura Gilberto Gil, e Fernando Torquatto, maquiador e fotógrafo das estrelas globais, finalizam os últimos detalhes da cerimônia, que acontece no dia 22 de março no MAM - Museu de Arte Moderna - do Rio de Janeiro. Meses antes da data, o casal já pode (faltou o acento circunflexo) visualizar toda a festa com a apresentação de projeto em perspectiva colorida, o que garante toda a segurança aos noivos.
Renato Aguiar, que assina toda a cenografia, decoração e gastronomia do evento (evento? Mas é o lançamento de algum produto?) garante que vai surpreender os convidados com uma festa que alia as tradições do casamento ao espírito moderno dos noivos. (espírito moderno dos noivos..hã-hã) Em tons de cereja, a decoração fará uso de centenas de buquês de orquídea gloriosa, compostas com rosas equatorianas e maços de vime chorão (orquídeas gloriosas, rosas equatorianas e vime chorão. Será que tem margarida Zilu?) sempre nos tons de vermelho, cereja e terracota. Para a cenografia, Renato Aguiar projetou gazebos ornamentados com limões sicilianos (limões sicilianos...hã-hã) Tapetes e poltronas de época fazem um contraponto interessante com a arquitetura moderna do museu projetado por Afonso Eduardo Reidy, um dos mais importantes nomes da arquitetura modernista. (arquitetura moderna...arquitetura modernista...hã-hã)
Durante a cerimônia, os convidados estarão dispostos em mini-lounges (heim? Tem hífen demais aí) inclinados, o que garante boa visão para todos os presentes. A nave por onde a noiva passará para chegar ao altar (a 'nave por onde a noiva passará para chegar ao altar' será decorada pela florista Mariazinha Redundância. Ou será que essa nave é um foguete trazendo a Flora Gil e a gordota da Lícia Fábio?) com seu pai, o Ministro da Cultura Gilberto Gil, é um show à parte. No percurso haverá uma escultura de Alfredo Ceschiatti. (uma escultura na nave...hã-hã).
Na recepção dos convidados, (pensei tratar-se de recepção dos penetras) haverá uma Banca de Ostras trazidas diretamente de Santa Catarina. (banca de ostras...que tal? Já imaginou o bafo da turma no fim da noite? Sugiro a busca do patrocínio do Listerine!) Serão duas opções de degustação: ostras frescas ou gratinadas ao champagne (espera-se que o champanhe não seja da mesma marca servida na casa das bibas pão-com-ovo do Chopin - porque só biba pão-com-ovo serve champã falsificado).
Além disso, foi criado um conceito de forneria (conceito de forneria..hã-hã) em que as pessoas poderão degustar pães e azeites aromáticos durante a festa. (pães e azeites aromáticos...hã-hã)
Para o menu, Renato Aguiar preparou pratos extremamente elaborados, que passam pelos Tarteletes de salmão com espuma de limão, Terrine de Legumes com chantily de roquefort e roulade (roulade...) de frutas secas, Robalo em crosta cítrica ao molho de capuccino de cogumelos (capuccino de cogumelos com açúcar ou adoçante?), entre outras delícias. O mais inusitado (nossa, ainda tem algo mais inusitado? O que é? A noiva vai chegar de pára-quedas?) fica por conta da confeitaria criada por Marilda Aguiar, que aliou o Rio de Janeiro e a Bahia em um docinho que traduz a união do casal: cocadas com desenho do calçadão de Copacabana. (Que bem-casado, que nada. O chique agora é distribuir cocadas!)
O vestido da noiva é assinado por André Lima e o noivo veste Paul Smith. Para a lembrancinha do casamento, Renato Aguiar inspirou-se na Páscoa, já que o casamento acontece no sábado de Aleluia. (sábado de aleluia é dia de malhar o Judas) Depois da festa o casal parte de Lua-de-mel para Paris, Barcelona e Nova Iorque”.

Minha poção Helena Brito Cunha faz o resumo da ópera: que falta fará o Beto Carrero.

PS. Tem coisa mais pretensiosa do que noivos que contratam assessoria de imprensa para promover festa de casamento? Tem coisa pior do que assessoria de imprensa que não sabe redigir um release? Só falta alguém me dizer que no "evento" haverá um camarote, patrocinado pela Brahma, só para o Gianecchini dar uma pinta básica com sua namorada do dia.
PS2. Os últimos casamentos dos quais percebi tanta afetação foram os de Ronaldo/Cicarelli e Henry Castelli/Madame Fontana. Não duraram dois meses - foi só para sair nas capas das revistas. O Castelli apareceu até no Fantástico, tirando a calcinha da mulher com os dentes, mas depois, ao que parece, deve ter batido o enjôo...

4 comentários:

  1. Márcio, vc é d+. Eu leio o seu blog todos os dias - e olha que eu moro em Goiânia hein? -, comento com minha família sobre os seus comentários e acredito piamente no que vc escreve. Devíamos ter mais jornalistas como você. Uma pena ter saído do jornal onde trabalhava...
    Adorei o new look do blog. Abração.

    ResponderExcluir
  2. Querido Anônimo, não saí da Tribuna da Imprensa, apenas deixei de fazer a coluna que, aliás, diariamente, para minha mente irrequieta, já estava "dando no saco". Agora estou na equipe que edita o caderno cultural do jornal. Obrigado pela visita. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Não precisa agradecer nem pedir para voltar. Já voltei hoje e voltarei todos os dias. Bárbaros os comentários que você nas últimas postagens. Sou homossexual assumido, sem problemas (na verdade eles existiram, já os enfrentei, eles foram vencidos e continuo aqui) com as pessoas que amo, minha família. Acho uma bobagem não assumirem. Abço

    ResponderExcluir
  4. Me amarro no seu blog.

    Vc é dos poucos (se não for o unico) jornalista que defeca pra toda essa afetação e baba-ovice que polue o jornalissmo brasileiro. Sem contar que dá nome aos bois escancarando a falsidade dos ditos "famosos"..

    abraços e continue assim!

    ResponderExcluir

Aproveita e me mande aquela notícia quente! blogmarciog@gmail.com