segunda-feira, novembro 14, 2005

O “quê” é isso, companheiro?



É o primeiro caso na história da publicidade brasileira. O Conar não tem registros, perguntei. Uma agência com sede no Rio, a “Quê!”, aceitou fazer o papel deprimente de censura aos jornais de bairros de Niterói, a mando da prefeitura local, sua cliente de milhões. Ameaçou, inclusive, “interromper a programação dos anúncios” da administração petista, caso cada um dos periódicos não reze na sua cartilha. Totalitarismo absoluto. A “Quê!” quer, pasme, saber de tudo: da movimentação interna financeira das empresas, detalhamento dos roteiros de distribuição e comprovação de tiragem por declaração autenticada e registrada em cartório.

### No caso daqueles que têm gráfica própria, vai mandar um fiscal ficar na boca da máquina para ver e contar a papelada saindo. Acho que nem o seu Gushikem pensou em algo parecido. Espionagem industrial, como se vê. A turma dos coleguinhas está com medo de que o próximo passo seja o prefeito Godofredo Pinto mandar “um censor na redação para decidir o que pode ou não sair”, de acordo com o “Jornal de Icaraí”. Outra coisa: a “Quê!” dá sete dias de prazo para os jornais cumprirem as ordens. Que tal? Mas vai ter chumbo grosso no lombo: Maurício Azedo, presidente da ABI, que faz jus ao nome nesses contextos de embate pela ética, prometeu reagir.

O AMOR É LINDO - O senador Suplicy está fazendo a corte, via internet, a uma promotora de Justiça moradora de Niterói. Já telefonou para ela, inclusive. Na intimidade, chama a paquerada de “garota sapeca”. Está dado o recado.

OS BONITINHOS - "Trabalhar com o Loredo foi mágico. Mas, como ele mesmo diz, comediante não se dirige, se policia". As palavras são do grande ator Selton Mello, sobre seu novo produto: um curta metragem com o intérprete do Zé Bonitinho, Loredo, 80 anos impressos na certidão de nascimento, no papel de protagonista. Selton dirige e é tão bom diretor quanto ator. O filme trata de um septuagenário chamado Ivan, que sai de casa para procurar emprego porque seu filho está doente.
POLÍTICA - Maurício Correa já foi indicado por Joaquim Roriz, de Brasília, seu sucessor. Campanha começou nas mansões do Lago Sul - todo mundo empenhado a todo vapor.

MODA - O estilista Alexander McQueen, para muitos um dos mais importantes de sua geração, lançará em 2006 uma linha de tênis em parceria com a afetada Puma. De quebra, lança também uma linha jeans, a “McQ”, incluindo acessórios, jaquetas e camisetas. Objetivo é comercializar em 600 pontos de venda. Que tal?

Moda 2 - A marca “Biba”, inglesa que nos anos 60 vestia a juventude que bombava literalmente Londres e adjacências, voltou à tona em bolsas e sapatos à venda na Brows londrina. Em 2006 surgirão com roupas e jóias, tudo lançado na London Fashion Week. Vamos aguardar.

ORDEM E PROGRESSO - E aí, você acredita que o comandante do 20º BI, do Exército, em Curitiba, afastado ontem, diga-se, não sabia da prática de trotes de seus sargentos, como foi mostrado na televisão no fim de semana? Eu sempre soube que trotes na caserna são tão ou mais freqüentes que nas universidades.

INTERNET - O MercadoLivre, um dos maiores sites de comércio via internet, comprou o concorrente, de nome Arremate. Vão operar em conjunto em oito países, incluindo o Brasil. Colômbia, Equador, México, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela são os outros. O Arremate continuará atuando de forma independente somente na Argentina e no Chile. Os milhões usados no negócio não foram divulgados.

TEQUILA - A Orquestra Petrobrás (que tem o maestro e o violinista mais bonitos do Brasil, ambos da família Prazeres), participou como convidada de honra do Festival de Morelia, no México, no último sábado. Turíbio Santos e Carlos Prieto fizeram participações ilustres, como bem confirmam seus nomes nas cenas musicais brasileira e mexicana. O Morelia é é um dos mais conhecidos festivais de música na América Latina. O regente convidado, Roberto Duarte, orquestrou peças de Joaquin Gutierrez Heras, o Concerto para Violão e Orquestra de Villa-Lobos e a Sinfonia nº 2, Carnaval, de Ernani Aguiar. O público veio abaixo, e isso bem antes de tomar a primeira dose de tequila, como de hábito.

PARECE O PALOCCI - Pretensão pouca é bobagem. O presidente do PDT, Carlos Lupi, eu li no site do partido, diz que a instituição “está vivendo um dos melhores momentos de sua história”. Que qué isso, cara pálida? Um partido que perde um nome feito o do comandante Leonel Brizola deveria declarar amargura derradeira.

CABECEIRA - A editora Nova Realidade e a Livraria Cultura estão convidando
para o lançamento do livro “Rumo às estrelas”, de L. Ron Hubbard. Vai haver palestra do cosmonauta Anatoli Berezovoi, um russo que permaneceu 211 dias no espaço na nave Soyuz T7. Ele vai falar sobre suas viagens, programas espaciais russos (onde participa o brasileiro Marco Pontes) e sobre sua fascinação com os livros do autor Hubbard, sempre no topo das listas dos best sellers de seu estilo literário. É amanhã, em Botafogo.

REBU - Dias 23 e 27, chiques de todo o Brasil se encontrarão com a “Maria Joana”, aquela nauseabunda, e como abunda, habitué do local, no Clube Med de Itaparica, o paraíso baiano onde cresceu o Vampeta, craque do Brasiliense. O convite partiu da diretoria do lucrativo Banco Cruzeiro do Sul, e o objetivo é um torneio de tênis. Vai ter show de Margareth Menezes e jantar assinado por Emmanuel Bassoleil.

PROJAC, URGENTE - Me contaram durante as férias, tomando banho de mar em Geribá, hospedado no Doce Mar, o condomínio mais chique da praia, que a separação da atriz bocuda do ator bocudo, ambos da Globo e jovens, com muita fila para andar, passa pelo amor do novo personagem dela na novela das sete, aquela “Bang Bang” que desde a primeira semana atira no escuro, sem a presença do autor que a idealizou.

RÍMEL - A loja Sete Cosmetics, em São Paulo, está lançando lencinhos de camomila para o pessoal das olheiras aplacar o olhar de Mortícia Adams. A caixinha com vinte custa R$ 75. Vale o investimento.

GRANDE CENA - No mercado dos DVD surge mais um campeão de vendas: o especial “Elis Regina Carvalho Costa”, que a pimentinha gravou para a TV Globo em 1980, aparece nas prateleiras das lojas. É. Programaço para reunir os amigos e não precisar enfrentar as despoliciadas esquinas do Rio. A direção - do filme, não das esquinas - é de Daniel Filho. O “Alô Alô Marciano” cantado por ela àquele dia é de pôr fogo em Marte e dar inveja nos habitantes de Saturno.

Reprodução da coluna impressa da Tribuna da Imprensa.

Na foto, Daniel Cruz, um modelo que sai de Campos (RJ) para ganhar a Europa. Cria do colunista Carlos Frederico, de "O Diário NF"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveita e me mande aquela notícia quente! blogmarciog@gmail.com